quarta-feira, 19 de janeiro de 2011

“Life is lived forward but understood backward" - Kierkegaard - Harvard Center China - Jan 20th, 2011

Minha programação hoje era acordar bem cedo, deixar as malas prontas (embarco para Pequim amanhã) e aproveitar a caminhada no "The Bund", às margens do Rio Huangpu. Tudo certo, tudo ok! Só me esqueci de abrir a cortina.... e olhar para fora...



e olha que me disseram que neve era evento raro em Shanghai... e a previsão do tempo também não contava com neve nesta semana...

Chegamos ao fim do programa e a última sessão de meio dia começa daqui a pouco. Ontem assistimos uma apresentação do David Garvin sobre sua pesquisa acerca da relação "Teaching MBA X Teaching Executive Education". Paul Marshall estimulou bastante as minhas contribuições, por já conhecer o nosso business na Fundação Dom Cabral.  Para ele, há diferenças, mas mais similaridades. Em minha opinião, MBA e Exec Ed são dois animais completamente diferentes e demandam uma mudança radical de mindset. Eu aprendi isso no dia a dia desses 5 últimos anos na FDC.... Em linhas gerais, a pesquisa de Garvin é organizada ao redor de 5 categorias analíticas:

  1. Students (or/and Participants)
  2. Class Preparation
  3. Participation & Norms
  4. Class Dynamics
  5. Objectives/Orientation/ Goals
Ao final, bem ao estilo do pragmatismo de Harvard, ele apresenta uma lista de guidelines, do's and don'ts. Gostei muito de uma citação que o Garvin fez a um trabalho do C. Roland Christensen:

“ Teaching is like dropping ideas into the letter box of the human subconscious.  You know when they are posted but you never know when they will be received or in what form.”

Por último e não menos importante, em uma conversa informal com Paul Marshall no jantar de encerramento ontem  a noite, compreendi a composição das receitas da HBS (tutiotin/fees 20% - exec ed 23% com 3000 participantes/ano - doações na casa dos 6 bilhões de dólares, só na HBS -  Harvard Business Publishing em franco crescimento - E-Learning)

Acredito que este seja o último post desta viagem. Não terei acesso ao blogger em Pequim. Até a próxima!
Riva


Com  Martin Mocker (ESB Business School, Germany), Ian McGovern (
Nanyang Technological University) e Paul Marshall (Harvard Business School)



com Rosario Silva (IE Business School, Spain)


The Bund, Huangpu River - view from the Pudong Shangri-la Hotel

Um comentário:

  1. Graça e paz!!

    No momento não estou passando para opinar, mas para deixar-lhe um convite...para visitarem meu blog que acabei de fazer, é um blog Cristão, sem meias verdades, histórias engraçadas, ou frase bonita, mas afim de ver novamente a verdade se impor. Espero sua visita e sua opinão.. tenho só uma postagem até agóra, mas já dará para saber se o conteudo do blog vai ser serio ou não.

    Grato pela atenção!

    Blog: Testemunha de Cristo




    http://testemunhadecristo2012.blogspot.com

    ResponderExcluir