sexta-feira, 10 de setembro de 2010

Apple 2011 - Caso preparado para o MBA da Fundação Dom Cabral (atualizado em julho de 2011)

Preparei o caso abaixo para a disciplina "Gestão da Inovação" do MBA Executivo Empresarial da Fundação Dom Cabral . A maior parte das informações foram coletadas em fontes públicas na web. Trata-se de uma abordagem multidisciplinar a partir de um caso contemporâneo: além de demonstrar capacidades críticas de análise e execução, os participantes devem utilizar conhecimentos de outras disciplinas do programa como estratégia, teoria organizacional, marketing e microeconomia/redes.


Apple Inc.: reinventando as regras do jogo pela inovação?
Caso preparado pelo Prof. Rivadávia Correa Drummond de Alvarenga Neto



Apple Inc.: reinventando as regras do jogo pela inovação?
Caso preparado pelo Prof. Rivadávia Correa Drummond de Alvarenga Neto
MBA – FDC – 2011

1.    INTRODUÇÃO

Em janeiro de 2007 a Apple Computer se tornou Apple Inc. O novo nome sinaliza uma mudança fundamental e um distanciamento simbólico de seu consolidado status de vendedora do “Macintosh Personal Computer (Mac)”.  A venda do Mac continua vital para o futuro da Apple, mas atualmente especula-se que ela represente menos da metade da receita total da companhia. Em junho de 2008, a Apple Inc. apresentou resultados que ratificavam o sucesso de seu salto além do Mac/PC business: no terceiro trimestre, a Apple obteve um lucro líquido de US$1.07 bi sobre US$7.46 bi de receita - um aumento de 38% em relação ao mesmo período do ano anterior. Os resultados anuais foram também expressivos. As vendas no ano fiscal de 2007 atingiram US$24 bilhões (mais de 24% em relação ao ano interior) e o preço de suas ações paira sobre o maior valor de toda a sua história. Os números do segundo trimestre de  2011 -  divulgados no site da Apple Inc.  - confirmam o atual viés (FIGURA 1)
Figura 1: Apple Reports Second Quarter Results
A linha de produtos “não-PC” foi, em grande parte, responsável por essa performance financeira da APPLE Inc. A linha Ipod de music players portáteis e sua poderosa combinação com a Itunes Store causou tremendo impacto no music business mundial. Especialistas em inovação das mais conceituadas universidades do mundo não se cansam de pregar que a combinação Itunes/Ipod é uma das maiores inovações radicais do nosso tempo. Críticos contra-argumentam que não se trata de uma inovação radical, mas de uma inovação radical de fachada: duas inovações semi-radicais ou a combinação de semi-radical com incremental lançadas em sequência. É importante lembrar também que com o lançamento do Iphone, a Apple Inc. redefiniu o mercado de smartphones/mobile, afetando concorrentes já tradicionalmente estabelecidos como Nokia, Motorola, Palm e HTC (Evo). Há sites como o 24/7 Wall St que já advogam a derrocada de concorrentes como Nokia, NokiaSiemensNetworks e Sony Ericsson (http://247wallst.com/2011/06/22/247-wall-st-ten-brands-that-will-disappear-in-2012/ ). Assista a uma paródia “Iphone4 x HTC Evo” no YouTube  (mais de 13,5 milhões de acessos!):
Os lançamentos do Iphone 3G e do Iphone 4 redefiniram a oferta da categoria de produtos no mercado e forneceram dicas da estratégia de Steve Jobs: preço revigorado, um canal de varejo avançado (incluindo-se aí Wal Mart, Best Buy, Future Shop e Apple Store), uma plataforma para apps (aplicações/aplicativos) de terceiros e tudo isso com uma rede de serviços 3G.  Steve Jobs é o garoto-propaganda da Apple Inc., assumindo total responsabilidade no lançamento de seus gadgets. Em junho de 2010, recém recuperado de um transplante de fígado, Jobs lança e demonstra ao vivo seu Iphone 4.  Diante dos olhares do mundo inteiro na Worldwide Developers Conference em São Francisco, Jobs não se cansava de repetir:
Iphone 4: the world's thinnest smartphone, and the most precise, beautiful thing we've ever designed".
Não obstante alguns pequenos embaraços durante o lançamento (FIGURA 2), o bem humorado e confiante Jobs brincava com a platéia:   please, stop me if you’ve seen this before!”
Figura 2 – Jobs e Iphone 4: erros ao vivo.

Clique aqui para assistir à performance de Jobs no lançamento do IPhone 4 e seu “jogo de cintura” com um pequeno problema ocorrido durante a sua apresentação (55 segundos):  http://www.bbc.co.uk/news/10259552
Parece que Steve Jobs quer mesmo deixar seus concorrentes sem fôlego. Em 2010, Jobs lança mais novidades em sequência (FIGURAS 3, 4 e 5): o IPAD, uma locadora virtual de filmes (o novo modelo da Apple TV), uma revigorada linha de IPODs, a nova versão do Itunes com a rede social de música Ping e o iOS 4.1 (novo sistema operacional para o iPhone e iPod touch) (O IOS 5 acaba de ser lançado em 2011:  http://www.apple.com/ios/ios5/ )

Figura 3 – Jobs e a nova Apple TV - Steve Jobs Talks iOS 5, OS X Lion, iCloud And More!Fonte: http://g1.globo.com/tecnologia/noticia/2010/09/apple-cria-locadora-virtual-de-filmes-e-renova-linha-de-ipods-nos-eua.html
Figura 4 – A nova linha de IPODs


Figura 5: Steve Jobs apresente o Ping, rede social de música da Apple

Fato é que a Apple Inc. parece prosperar em um nível muito além da capacidade da antiga Apple Computer e dados da NASDAQ tendem a confirmar esse fato (FIGURA 6 e QUADRO I)[1]:
Figura 6: AAPL: Stock Quote & Summary Data (Sept, 9, 2010)

AAPL: Stock Quote & Summary Data (Sep, 2010 – June 2011)

$ 263.07 0.15 0.06%  - Sep. 9, 2010 Market Closed -  AAPL | Apple Inc. | Common Stock | Market : NASDAQ-GS

Last Sale
$ 263.07
$ 12.33
Change Net / %
0.15 0.06%
N/A
Best Bid / Ask
$ 262.55 / $ 262.65
Beta
0.83
$ 345.00
$ 265.01
Today's High / Low
$ 266.52 /  $ 262.92
Sep. 9, 2010
Share Volume
15,651,680
$ 263.07
21,891,500
Sep. 9, 2010
Previous Close
$ 262.92
14.98
52 Wk High / Low
$ 279.01 / $ 169.70
P/E Ratio
21.34
909,938,000
$ 239,377,389,660


$ 335.67 1.63   0.49%  - Jun. 30, 2011 Market Closed  - AAPL | Apple Inc. | Common Stock | Market : NASDAQ-GS
Last Sale
$ 335.67
$ 20.98
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N/A
Best Bid / Ask
N/A / N/A
Beta
0.82
$ 450.00
$ 334.70
Today's High / Low
$ 336.13 /  $ 332.84
Jun. 30, 2011

Share Volume
11,543,913
$ 335.67
14,927,634
Jun. 30, 2011
Previous Close
$ 334.04
13,45
52 Wk High / Low
$ 364.90 / $ 235.56
P/E Ratio
16
924,755,000
$ 310,412,510,850
QUADRO 1: adaptado de  AAPL: Stock Quote & Summary Data (Sept, 9, 2010) (June, 30, 2011)
Apesar disso, pesquisadores da Harvard Business School (HBS) como David Yoffie e Michael Slind questionam o futuro da Apple Inc. e sua estratégia de inovação. Um dos argumentos refere-se ao fato de que embora as vendas do Mac tenham crescido, o market share da Apple Inc. no mercado mundial de PCs vem sistematicamente fracassando na tentativa de crescer acima do seu teto já estabelecido de 3%. Segundo a HBS, Jobs enfrenta uma nova variação de uma velha pergunta:
“O sucesso recente da Apple Inc. é apenas mais uma alta temporária ou ele finalmente conseguiu estabelecer uma estratégia sustentável e inovadora para sua companhia?”
Em 16 de Abril de 2010, o site Mashable.com (http://mashable.com/2010/04/16/apple-fortune-500/) reporta que a Apple Inc. continua sendo a empresa americana mais inovadora. Em artigo de Christina Warren que aborda os rankings anuais da Business Week e da Fortune (respectivamente, the 50 Most Innovative Companies and the Fortune 500), a Apple ocupa a posição número 1 do ranking pelo 6º. ano consecutivo, seguida de perto pelo Google. Clique aqui para acessar a reportagem e o vídeo no site da Businessweek
            A Apple continuará a número 1? Quem será o próximo número 1? Google?  Quais os novos caminhos de inovação que Steve Jobs deve perseguir? Que tipo de ameaças o Google representa para a Apple? Wilson Cardoso da Nokia Siemens Networks nos alerta para o fato de que essa guerra pelo futuro pode ter um componente em parte da cadeia produtiva que é invisível para o consumidor: “net neutrality” ou neutralidade de rede. Quem viver, verá!


2.    A história da Apple – QUICK NOTES.

     I.         A Apple Computer foi fundada por dois jovens que abandonaram a faculdade aos 20 e poucos anos de idade: Steve Jobs e Steve Wozniac (Woz). Clique aqui para conhecer o site de Steve Wozniac: http://www.woz.org/
   II.         Woz e Jobs trabalhavam na garagem da família Jobs em Los Altos, California. Lá foi construída a primeira placa de computador denominada Apple I. O Apple I foi colocado à venda em Julho de 1976 a um preço de mercado de US$666.66 (com a correção da inflação até 2010, um valor aproximado de US$2.550,00).
 III.         Em 1977, o multi-milionário Mike Markkula (que se aposentou na Intel aos 33 anos de idade) se junta ao grupo. Além de sua notória expertise em negócios, Markulla apresentava uma disposição e uma capacidade ímpar de atrair venture capital para a Apple.
 IV.         Embora a aventura inicial na garagem dos Jobs incluísse os Steves - Jobs e Wozniak e também Ronald Wayne -  a Apple só se torna uma companhia em 3 de janeiro de 1977 (Apple Computer) com Woz, Jobs e Markulla. Woz era o gênio da tecnologia, Markulla o experiente homem de negócios do grupo e Jobs o visionário que desejava “mudar o mundo com a tecnologia”. Ronald Wayne havia vendido sua parte na sociedade de volta para Woz e Jobs por US$800,00!
   V.         O Apple II foi lançado em 16 de abril de 1977. Tratava-se de uma máquina amigável pronta para uso: bastava tirar da caixa! O Apple II iniciou uma revolução que levou a indústria do PC a vendas anuais na casa de US$1 bilhão em menos de 3 anos. A Apple rapidamente se tornou líder dessa indústria no fim dos anos 80. O IPO da Apple - dezembro de 1980 – foi um estrondoso sucesso nos EUA.
 VI.         A posição competitiva da Apple mudou drasticamente em 1981 quando a IBM entra no mercado de PCs. O então denominado IBM PC utilizava o OS (sistema operacional) DOS da Microsoft e um microprocessador (CPU) da Intel.  Era fato que o IBM-PC não apresentava as cores e os sons do Apple II, mas sua plataforma era aberta e isso possibilitou sua rápida proliferação. Como resultado, embora a Apple continuasse a crescer, seu marketshare caiu para 6.2% em 1982.
VII.         Em 1984 a Apple lança o Macintosh: um marco em facilidade de uso, design industrial e elegância técnica. Apesar disso, sua baixa velocidade de processamento e a ausência de softwares compatíveis impuseram sérias limitações às suas vendas. A receita líquida cai 17% e a companhia entra em crise.
VIII.         Em abril de 1985, o board da Apple remove Steve Jobs do comando e alguns meses depois Jobs deixa a Apple para fundar uma nova companhia denominada NeXT. Com isso, John Sculley, o CEO que a Apple recrutou da Pepsi-Cola em 1983, assume o desafio de tornar a Apple mais agressiva contra os seus concorrentes.
  IX.         Sculley comandou a Apple entre 1985-1993. Seu objetivo era tornar a Apple líder em desktop publishing e educação. A companhia implementou uma estratégia de integração horizontal e vertical. Analistas consideravam os produtos da Apple mais versáteis que os “IBM-compatible”. Contudo, os “IBM-compatibles” avançaram ainda mais agressivamente em 1990 quando a Microsoft lançou seu Windows 3.0. O amor dos consumidores pela Apple ainda permitia uma venda “premium-price”. O problema era que, à medida em que os preços “IBM-compatible” despencavam vertiginosamente, os Macs pareciam super-precificados. A estrutura de custos da Apple era altíssima e 9% de suas vendas eram destinados para P&D, em franco contraste com 5% na Compaq e 1% nos outros “IBM-compatible”.  Nesse cenário de perdas, Sculley conclui que a Apple estava em queda vertiginosa: sua nova estratégia tentaria levar a Apple à uma mudança radical – um fabricante low-cost com apelo de mercado de massa. Tais esforços foram em vão e a margem bruta cai 34%. Sculley é apontado chairman e Michael Spindler designado o novo CEO. Cinco meses mais tarde, Sculley deixa a Apple.
    X.         Entre 1993-1997, Michael Spindler (1993-1996) e Gilbert Amelio (1996-1997) assumem como CEOs com a missão de reposicionar e reinventar a Apple. Spindler objetivava crescimento internacional ao passo que Amelio anunciava o retorno da Apple a sua estratégia premium-price de diferenciação. Ambos não obtiveram sucesso e os números da Apple não reagem. Em setembro de 1977, o board da Apple força Amelio à renúncia e Steve Jobs retorna como novo CEO interino da Apple.
  XI.         Com a volta de Jobs, um grande processo de re-estruturação é iniciado:
a.    Em 1997, Jobs e Bill Gates selam acordo para desenvolvimento de softwares para o Mac (como o Microsoft Office) até agosto de 2002;
b.    O primeiro ato brilhante de Jobs em seu retorno acontece com o lançamento do iMac em 1998. Três anos após seu lançamento, o iMac já havia vendido mais de  6 milhões de unidades;
c.    A fabricação foi terceirizada para Taiwan e os sistemas de distribuição revitalizados com vistas a forte presença nacional;
d.    Em novembro de 1997, a Apple lança – pela primeira vez - um site para vender produtos diretamente aos seus consumidores (B2C).
e.    Jobs trabalhava arduamente para revigorar a inovação na Apple, reduzir estoques e aumentar gastos em P&D.
f.     Outra prioridade de Jobs era re-energizar a imagem da Apple, promovendo-a como uma alternativa fashion: a Apple não era apenas uma companhia tecnológica, mas uma força cultural.



3.    NEM TUDO NA HISTÓRIA DA APPLE FOI SUCESSO...
Nem tudo foi sucesso na história da Apple. Alguns produtos revelaram-se um grande fiasco (FIGURA 7)
  • Apple III - 1980, o fracassado sucessor do Apple II.
  • Apple Lisa - 1983, o primeiro computador da Apple a usar interface gráfica e mouse. Capaz de multitarefa não-preemptiva e equipado com 1MB (1024KB) de memória RAM.
  • Apple Newton - 1993, também conhecido com Newton Message Pad, era um computador de mão ("palmtop") com tela sensível ao toque ("touch screen"), reconhecimento de escrita, memória flash e processador RISC. Lançado três anos antes dos populares Palm Pilot.
  • Quicktake - 1994, uma das primeiras câmeras digitais voltada para o consumidor doméstico. Ficou no mercado durante 3 anos.
  • Apple Pippin - 1996, vídeo-game que foi um grande fracasso devido à pouca quantidade de jogos publicados e ao grande número de consoles que eram vendidos com defeitos de fabricação
Apple Lisa Apple Newton Quicktake 200 Apple Pippin

Figura 7 – Fracassos da Apple.
Fonte: http://pt.wikipedia.org/wiki/Apple_Inc.
4.    OS negócios da Apple inc. no séc xxi:  MACINTOSH e além
Em 2008, as vendas dos Macitosh computers permaneciam um negócio crucial para a Apple, não  obstante a mudança de nome da companhia. Nesse ano, as vendas do Mac significaram 43% do total da receita da Apple Inc. O marketing da Apple enfatizava características que diferenciavam os Macs dos PCs pari passu à sua interoperabilidade com outras máquinas. Com os argumentos de vendas baseados em atributos distintivos -  como o design (“Design that turns heads”), facilidade de uso (“it just works”), segurança (“114.0000 viruses? Not on a Mac!”) e um pacote de softwares de alta qualidade (“Awesome out of the box”) – a Apple Inc. reativava a chama do Mac e abria espaço para outros produtos da companhia.
Na linha de tecnologia e inovação, a Apple anuncia em junho de 2005 que abandonaria seu “PowerPC chips”  em favor de microprocessadores da Intel. No início de 2007, toda a linha Macintosh já estava equipada com chips Intel. Jobs sabia que a tecnologia dual-core da Intel (que possibilitava que dois chips ocupassem um único pedaço de silício) resolveria dois problemas críticos de seus computadores: velocidade e maior economia de bateria. Com o “Intel Inside”, o Mac se tornara uma máquina apta a rodar o Windows e outras sistemas operacionais de terceiros.
Outra novidade foi a abertura de primeira loja de varejo em McLean, Virginia, em maio de 2007. A “Apple Store” (FIGURA 8) já operava, em junho de 2008, mais de 215 lojas e sua divisão de varejo respondia por 19% do total da receita. Hoje a Apple Store está presente na Austrália, Canadá, China, Itália, Japão e Reino Unido. Há também uma Apple Store brasileira ((http://store.apple.com/br) .Alguns analistas afirmam que um grande fator de atração de consumidores às Apple Stores é a popularidade do Ipod. Segundo professores da HBS:
“more generally, observers speculated that na Ipos ‘halo effect’ had benefited Apple’s business” (Yoffie and Slind, Harvard Business School, 2008)

Figura 8 – Apple Store
Fonte: http://store.apple.com/us - Acess July, 1st, 2011.
Uma grande área de crescimento das operações da Apple Inc. envolve negócios “não-Macitosh”, como Ipod e Itunes, Apple TV, Iphone e Ipad, dentre outros.  A FIGURA 9 apresenta uma linha do tempo com todos os produtos da Apple Inc e a FIGURA 10 exibe alguns de seus novos lançamentos. O QUADRO II apresenta algumas curiosidades da Apple:

  • Os fundadores da empresa eram fãs dos Beatles e decidiram homenageá-los com uma "maçã", já que o nome da gravadora fundada pelos Beatles também era Apple. Porém, a adoção de um logotipo semelhante rendeu à gigante da informática um processo judicial movido pela gravadora na Inglaterra.
  • O nome "Macintosh" é uma homenagem às maças do tipo "McIntosh Red", muito comum nos Estados Unidos.
  • O símbolo da empresa, uma maçã já mordida, lembra a maçã de Isaac Newton, sendo que a mordida representa o senso de descoberta.
  • Os portáteis e iPhones Apple aparecem em várias séries e filmes tais como "Orfã", "Buffy-Cacadora de vampiros", "Lua Nova" e "Percy Jackson e os Olimpianos: O Ladrão de Raios".
  • Nas séries de tv da Nickelodeon como iCarly e Drake e Josh , os varios produtos da Apple como o iPhone, iMac, iPod ente outros, são representados por uma fictícia marca chamada Pear. Os produtos são os PearPhone, PearPods, PearTunes entre outros.
Quadro 2 –  Curiosidades sobre a Apple.
Fonte: http://pt.wikipedia.org/wiki/Apple_Inc.

Figura 9– Timeline of Apple products

Fonte: http://en.wikipedia.org/wiki/Apple_Inc.
     

Figura 10– AppleTV, Ipad, Iphone 4 and the new Ipod Nano.

Em 2010, a Apple já havia radicalmente mudado as indústrias de música, telefonia móvel e varejo através de seus elegantes produtos, lojas inovadoras e novos modelos de negócios. As “Apple Stores” possuem a maior venda por metro quadrado no setor de varejo e a “App Store” já há muito ultrapassou um bilhão de downloads.  O ano de 2011 marca o retorno dos problemas de saúde de Jobs, mas o fôlego da Apple continua (comprovado nos dados de 2011 do Quadro 1) com uma série de lançamentos que vem mobilizando o planeta. Jobs reaparece  como “garoto propaganda” e, embora o vídeo seja longo, vale a pena assistir o frisson da enorme plateia no momento em que ele sobe ao palco (bastante abatido) para anunciar as novidades de 2011:


Dentre as novidades, destaque para o ICloud (Apple na Computação em Nuvem/Cloud Computing), iOS5 e OS x Lion (Figura 11):

      I.         ICloud – “O iCloud armazena sua música, fotos, apps, calendários, documentos e muito mais. E, sem fios, envia tudo por tecnologia push para todos os seus dispositivos. É a maneira mais fácil de organizar seu conteúdo. Porque agora você não tem que fazer nada.” (http://www.apple.com/br/icloud/what-is.html)
   II.         iOS5 – “Com mais de 200 novos recursos, a atualização do software iOS 5 é o sistema operacional mais avançado do mundo para ambientes móveis e está ainda melhor e muitos anos à frente!” (http://www.apple.com/br/ios/ios5/ )
 III.         OS X Lion – trata-se do novo sistema operacional do Mac que conta com mais de 250 novos recursos, dentre os quais destaque para “apps em tela cheia” e a “Mac App Store”.



 
Figura 11 – Imagens dos novos lançamentos da Apple em 2001: ICloud, iOS5, OS X Lion.
Fonte: Google Imagens.

Cresce também a especulação acerca do lançamento do Iphone 5, prevista para setembro de 2011. Os rumores são de mudanças radicais no design, menor espessura e tela maior. Leia mais sobre as especulações neste link: http://exame.abril.com.br/tecnologia/iphone/noticias/veja-como-sera-o-iphone-5-da-apple

Será que o sucesso da Apple se restringe a inteligentes movimentos estratégicos e um senso apurado de “time to Market”? Ou há alguma outra competência distintiva além disso?




5.    DESIGN THINKING E INOVAÇÃO NA APPLE
À medida em que a Apple se aventurava em novos negócios e enfrentava um número cada vez maior de ferozes concorrentes, as razões de seu sucesso intrigavam expertos em tecnologia e analistas de indústria. A empresa continuamente desafiava a lógica convencional de negócios ao demonstrar não ter medo de experimentar fora de seu mercado original. É bom lembrar que a Apple iniciou a construção de suas lojas de varejo no momento em que todos os seus concorrentes se moviam na direção contrária.  Stefan Thomke e Barbara Feinberg da Harvard Business School nos ajuda a entender o conceito “The Apple Way”. Trata-se de uma série de princípios que revelam um profundo compromisso da empresa com grandes produtos e serviços no seu core (“a desire to develop insanely great products!”):  (i) design thinking, (ii) uma clara estratégia de desenvolvimento e execução, (iii) o CEO como “Chief Innovator” e (iv) uma coragem racional em conduzir ousados experimentos de negócios.
Quando o assunto é “Design Thinking”, a Apple utiliza conceitos como “emotional conection”, “highly interactive” , “simplicity in design and use” e “beyond fashion”. Quando Jobs e Woz criaram o primeiro computador Apple, a noção de computadores para uso pessoal era inimaginável: computadores eram coisas de grandes empresas e governos. Jobs e sua trupe original, no entanto, objetivavam desenhar um computador que desse apoio e estimulasse o trabalho individual.  Além disso, havia o argumento que as pessoas deveriam se apaixonar por seus computadores para que se dispusessem a gastar muito dinheiro e tempo com eles. Destarte, o nível de complexidade deveria ser dramaticamente reduzido e e aí que entra o “Design Thinking”:

“We did the design first. We focused on what we thought people would need and want, and how they would Interact with their computer. We made sure we got that right, and then we went and figured out how to achieve it technically. In a lot of cases when we came up with a design that really worked for people, we didn’t know how we were going to build it. We had a design target, and we worked with the engineering to reach it. We ended up doing a lot of things that we initially thought were impossible, or would take a long time to do. It was great because we were applying a lot of creativity and ingenuity on the design side and then pushing the engineers to use the same kind of creativity and innovation to make that happen” (Cordel Ratzlaff, a major architect of the MaC OS operating system in 1990 – Source: Thomke & Feinberg, 2010).

            A obsessão da Apple com a concepção de produtos altamente interativos se revela nos mínimos detalhes, incluindo-se aí ate mesmo a embalagem de seus produtos e a experiência de clientes e curiosos em suas “Apple Stores”. Jobs acredita que a maior sofisticação é a simplicidade. Muitas vezes, os produtos da Apple são admirados por aquilo que eles não tem: lembre-se de que a Apple (i)  foi a primeira a eliminar os disk drives de seus MACs (e os críticos logo apontaram sua arrogância); () foi a primeira a entender que um tocador de MP3 deve ser unicamente um tocador de MP3 (“it really doesn’t do much other than let you navigate your music!”) e (iii) foi a primeira a contrariar a “sabedoria convencional” em extensão de linha e lançar o Ipod Mini que – embora um pouco mais barato e com menos capacidade – vinha em cores!  Com isso, as pessoas passaram a colecionar seus portfólios de Ipods.
            Além do “Design Thinking”, a inovação na Apple se diferencia pela excelência em execução, onde o “ba” ou “contexto capacitante” criam as condições favoráveis para o aprendizado, o compartilhamento, a abertura a idéias, a tolerância aos erros honestos e a solução colaborativa de problemas.  Especialistas em gestão da inovação, como Bill Fischer do IMD, dão algumas dicas sobre o “Ba” da Apple no site “Innovation Management” (http://www.innovationmanagement.se/2010/12/20/innovation-lessons-from-apple-learn-from-a-modern-day-leader/).

“The System is that there is no system. That doesn’t mean we don’t have process. But innovation come from people meeting up in the hallways or calling ech other at 10:30 at night with a new idea.... It’s ad hoc meeting of six people called by someone who thinks he has figured out the coolest new thing ever and who wants to know what people think of his idea...” (Steve Jobs – Source: http://www.evancarmichael.com/Famous-Entrepreneurs/568/Lesson-4-Stay-Ahead-Of-The-Pack.html )

Por fim, é mister lembrar que a Apple possui uma clara “estratégia de plataforma”. As empresas que possuem estratégias de plataforma podem visualizar uma família ou geração de produtos nos estágios iniciais de conceito de produto e planejamento. Tal estratégia possibilita grandes vantagens e benefícios para a empresa (melhor “time to Market), seus fornecedores (reutilização e custos menores), clientes (produtos mais confiáveis) e colaboradores (conhecimento adquirido).
Contudo, eis a pergunta que não quer calar: A Apple reinventou as regras do jogo pela inovação? Essa estratégia de Jobs é sustentável? Há tecnologias disruptivas que podem se configurar como ameaças em um futuro próximo?


6.    REINVENTANDO AS REGRAS DO JOGO ATRAVÉS DA INOVAÇÃO?
A primeira década do século XXI foi uma década de profundas mudanças e transformações para a Apple Inc: da associação com Intel e Microsoft na volta de Steve Jobs a uma expansão para novas linhas de negócios. Yoffie e Slind da HBS afirmam: 
“Steve Jobs has created a fusion of fashion, brand, industrial design and computing... if he is to succesfully revamp Apple, he will ultimately win not by taking on PC rival directly, but by changing the rules of the game”
Será Jobs capaz de mudar as regras do jogo na computação e nos dispositivos da próxima geração? Será que a Apple permanecerá inovadora no pós-Jobs? Existe um substituto hoje para Jobs na Apple Inc.? Qual o futuro da Apple? Os futurólogos de plantão tem se arriscado pouco, já os humoristas (FIGURA 12)...
Figura 12 – The Future of Apple
Referências:
Yoffie, D.B & Slind, M (2008). Apple Inc.,2008. GCPCL 2010 – Harvard Business School, Boston.
Thomke, S. & FEINBERG, B. Design Thinking and Innovation at Apple, 2010 – GCPCL 2011 – Harvard Business School, Shanghai.


[1] O Quadro 1 compara dados de 2010 e 2011!

9 comentários:

  1. Professor, fui seu aluno no mestrado. Sensacional o caso! Fiquei curioso para saber o que você demandará dos participantes no caso! Parabéns! André.

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  2. Ei, Riva! Você não dorme? Eu me considero muito high tech, mas aprendi muito com o caso! Não daria para vc postar também as atividades que os alunos terão que fazer? Posso usar nas minhas aulas tb? Um abraço e parabéns! Ana Carolina

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  3. O Riva nao vai parar nunca... uma hora o cara tá em Boston, depois no Candá, depois em SP... lembro que xinguei uma semana inteira quando ele me obrigou a ler um capítulo inteiro sobre sensemaking para minha qualificação no mestrado... hj sei o valor dos professores "mala" e "exigentes" na minha formação! Obrigado pela sua generosidade em compartilhar seu conhecimento! Tenho três colegas que tiveram aula comm vc na FDC e falaram que valeu o curso! Sucesso! Romulo

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  4. Riva, genial essa idéia de colocar o caso online.. dei um clique em todos os links e confesso que aprendi me divertindo... Fui seu aluno no IBMEC. Abração! Miguel

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  5. Sensacional o trabalho de pesquisa e de síntese. Parabéns, parceiro!

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  6. O que posso dizer?
    Definitivamente um dos casos mais bem elaborados que já vi. Parabens !
    Espero que compartilhe as atividades
    Abs

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  7. Professor Rivadávia, eu gostaria de ter acesso aos exercícios do caso para utilizar aqui em Manaus, onde dou aulas em programa de especialização e MBA. O senhor poderia disponibilizar? Obrigado, Maicon Alcântara.

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  8. Professor Riva, eu não tenho grana para estudar na FDC... por que o senhor não libera os exercícios do caso online? Aí eu teria um gostinho de me sentir estudando na FDC... Valeu! Fui! Mauro Eduardo

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  9. Professor, vai liberar os exercícios ou não? :)

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