quarta-feira, 3 de novembro de 2010

ASIS&T Annual Meeting 2010 - Pittsburgh, PA, USA

Amigos,

acabo de retornar do Encontro Anual da American Society for Information Science and Technology (ASIS&T) em Pittsburgh nos Estados Unidos:

http://www.asis.org/asist2010/index.html

A cidade de Pittsburgh é conhecida pela famosa Carnegie Mellon University (onde Herbert Simon foi professor!), pelo time de futebol americano Pittsburgh Steelers e ainda pelos não menos famosos Carnegie Science Center/Museum e  Duquesne Incline. Confesso que eu tinha um certo pré-conceito por conhecer apenas a história da cidade, mas Pittsburgh é uma cidade charmosa que respira ciência e desenvolvimento. Aproveitei o evento e tirei algumas fotos de todo turista típico:

Carnegie Science Museum (esq) e Pittsburgh Steelers Stadium (direita)
Vista do Hilton Pittsburgh (cores do outono!)
Vista do centro de Pittsburgh do alto do Duquesne Incline

O outono nos EUA é uma estação belíssima, com cores e contornos aos quais não estamos muito acostumados. Observei in loco a recessão e a crise econômica que assolam os EUA e sua classe média: muitos negócios tradicionais fechados, pouco dinheiro circulando na economia e altos índices de desemprego.  A crise atual chamou-me mais a atenção do que a era Reagan-Thatcher na década de 80, quando eu morava nos EUA.  Bom, mas vamos voltar ao assunto...


O ASIS&T é o encontro mais importante do mundo na área e entrar para esse "clube" não é tarefa fácil: em 2010, 78% dos papers submetidos foram recusados em avaliação triple blind review. Fui apresentar o meu paper escrito em conjunto com o colega Chun Wei Choo da Universidade de Toronto: ASIS&T 2010 Annual Meeting - Paper 104 - Alvarenga Neto & Choo -

The Post Nonaka Concept of Ba: eclectic roots, evolutionary paths and future advancements


Fiquei muito impressionado com o tamanho do evento, a altíssima qualidade técnica e acadêmica das apresentações, além da extraordinária organização do evento. Até mesmo um ASIS&T android application foi disponibilizado para auxiliar os participantes a planejar suas atividades: ASIS&T 2010 - Schedule Planner  (versão bem melhor que a do Academy of Management!). Eis algumas fotos do evento:











Tivemos uma sessão lotada e muito prestigiada, mas com um verdadeiro bombardeio de perguntas ao final: questionamentos sobre a metodologia e sobre seu posicionamento no início do paper, sobre a utilização de ferramentas bibliométricas como análise de citações e análise de conteúdo, o porque da escolha do tema na perspectiva da teoria da firma, a conformação do cubo de decisão e seus três eixos e etc... A sessão foi moderada por June Abbas da Universidade de Oklahoma e dentre os presentes (e o mais questionador!) o famoso Michael Koening, autor do prestigiado Knowledge Management for the Information Professional -  http://portal.acm.org/citation.cfm?id=555971  Aliás, é curioso participar do evento com os grandes da área como Brenda Dervin (Sense Making methodologies), Michael Buckland (Information as thing), Carol Kuhlthau, Pertti Vakari e Charles Meadow (sem mencionar o próprio Chun Wei Choo, meu co-autor). Todos esses autores fizeram parte da minha formação na área, desde o mestrado! É isso aí, uma honra e sobre os ombros de gigantes!

Bom, ao final, parece que fui aceito no "clube", visto que fui convidado para participar do "SIG KM Dinner" : o encontro reservado do Grupo de Interesse Especial (SIG) em Gestão do Conhecimento (KM) no belo Grand Concourse Restaurant (me disseram que o restaurante foi locação de vários filmes famosos... só me citaram o horroso "Flash Dance" da década de 80...)






Em um jantar memorável, conversas muito agradáveis com Mike Koenig (Long Island University), Sam Chu (da Universidade de Hong Kong, onde conduzirei um seminário agora em novembro) e Sara Mooney (gestora do conhecimento do Cirque Du Soleil).

Ao fim da minha apresentação, me aguardavam dois profissionais da Ernst & Young (Center for Business Knowledge)  e colegas das Universidades de Long Island, Oklahoma, North Carolina, South Carolina, New Mexico, Denison Ohio e Florida State. Foi muito produtivo!

Para finalizar, participei de várias sessões da mais alta qualidade, em temas distintos como:

Routines That Ease the Pain: The Information World of a Dialysis Clinic

Panel: Information Science in Europe












Os temas crowdsourcing. social media, knoweldge organization, social computing, information sharing/use/retrieval/behavior e sensemaking foram os temas dominantes. Curiosamente, só dois paper de KM foram aceitos... Será que isso é indicativo de algo? Time will tell...

Minha participação não teria sido possível sem o apoio da FDC - Fundação Dom Cabral. Obrigado!

Embarco neste sábado para a China, também patrocinado pela FDC:

1) farei uma conferência na Universidade de Hong Kong -  Division of Information & Technology Studies - Centre for Information Technology in Education - Faculty of Education, The University of Hong Kong - a convite do Deputy Director and Professor Sam Chu - O link já está postado no site deles!  


Palestra Riva - Hong Kong University

2) apresentarei um paper no ICICKM 2010 - 7th International Conference on Intellectual Capital, Knowledge Management & Organisational LearningThe Hong Kong Polytechnic University, Hong Kong, China.  Esse paper é resultado de minhas pesquisas sobre a FDC e versa sobre a implementação de um processo de GC na EMBRAPA (escrito em conjunto com o "Embrapiano" Job Lucio Gomes Vieira, responsável pela GC na Embrapa).

Building a Knowledge Management Model atBrazil's Embrapa (Brazilian Agricultural Research Corporation): Towards a Knowledge-based View of Organizations
Alvarenga NetoRivadávia C. Drummond, Fundação Dom Cabral and Job Lucio Gomes Vieira, EmbrapaBrazi

Bom, aguardem posts de mais essa aventura!

Meu abraço,

Riva


PS: aproveitei o fim de semana nos EUA e fui visitar a minha família americana no estado de UTAH, onde morei na cidade de Sandy em 1985/86 como intercambista:



Nenhum comentário:

Postar um comentário