domingo, 25 de julho de 2010

Em Boston!

Amigos,

chegamos - eu e minha colega FDC Ângela Fleury - ontem aos Estados Unidos, via Miami. A American opera um vôo direto Confins-Miami e  os aviões utilizados nessa rota estão bem "surrados" (aliás, ao que me parece, como boa parte da frota). O "in flight entertainment" e a luzes individuais dos assentos não estavam funcionando no vôo... Após os procedimentos de imigração e alfândega em Miami, prosseguimos em outro vôo da American Miami-Boston. Uma vez mais, por problemas técnicos na aeronave, ficamos mais de uma hora de molho dentro do avião... Por fim, chegamos bem a Boston e a primeira noite foi aqui (de onde escrevo agora) no Doubletree Guest Suites, 400 Soldiers Field Road, Boston. Eis algumas fotos que tirei com o Iphone da sacada do meu apto no 16o. andar, destaque para o Charles River:






Sempre me admira o cuidado que a Fundação Dom Cabral dispensa aos seus colaboradores em viagem. A preocupação com o nosso conforto e segurança é primordial. São sempre excelentes hotéis, logística muito bem cuidada, seguros saúde/viagem e adiantamento de despesas em moeda estrangeira. Fizemos um rápido passeio pela Harvard Square e exploramos meio que "serendipity" a Harvard University Library e The Coop ( a loja oficial de Harvard e MIT - licenciamentos: livros, camisas, roupas,canetas e tudo mais que vc nem imagina...)

Antes de chegar aqui aos EUA, conclui toda a minha preparação para o GCPCL. Os casos ainda não mencionados nos posts anteriores são os seguintes:

  • Coach K: a matter of the heart - a trilha do programa na qual esse caso se insere é a de "leadership styles". Trata-se também de um caso vitorioso que aborda um estilo de liderança antagônico ao anterior (Coach Knight: the will to win). Dentre os assignments, como era de se esperar, perguntas como:  "Compare and Contrast Coach K and Coach Knight. Describe their leadership styles; Who is more effective? What are your basic assumptions about motivation. leading and human nature?"
  • Apple Inc., 2008 - esse caso é realmente SENSACIONAL!! Através de uma coleta de dados minuciosa e uma excelente análise, os autores reconstruíram a história da Apple e de Steve Jobs. Desde o primeiro computador com a interface gráfica, ao IPhone, ITunes e Apple Store. Isso me fez pensar novamente sobre "writing case studies"... O artigo está dentro da trilha de estratégia do GCPCL (Industry Analysis, Positioning Analysis, Sustainability Analysis). Dentre os meus marcadores, acredito que se discuta se a Apple será ou não capaz de manter sua vantagem competitiva e posicionamento, uma vez que ao longo de toda a sua história, ela alternou altos e baixos. Dentre  os assignments do caso: "How are the industry economics different for Apple than for the PC makers in the 'wintel' space"?
  • Assistant Professor Graham and Ms. Macomber - um caso sobre a metodologia de estudos de casos. Meu marcador aqui ( e minha convicção!) é que o mais importante é aprender a formular as perguntas, instilando nos participantes angústia intelectual...
  • Jan Carlzon: o caso do executivo da SAS, contado e recontando naquele livro "Moments of Truth". O caso na ótica de Harvard é interessante nas abordagens específicas de configurações estratégicas, desenhos organizacionais, partes componentes e pessoas, elementos de contexto e ambiente. Eis o link para o 'verbete'  "Jan Carlzon" na Wikipedia:  http://en.wikipedia.org/wiki/Jan_Carlzon
Bom, parafraseando o gênio Stevie Wonder, "the clock on the wall says i got to go...no,no..."
Deixarei o Doubletree agora rumo ao campus da Harvard Business School, onde ficarei hospedado até o fim do programa. O 'registration'  será de 11:00 às 13:00 e o programa se inicia às 13:30.
Até o próximo post!
Obrigado aos amigos pela interação no blog! Excelentes comentários!

Riva

PS: already missing the two women of my life...

Um comentário:

  1. Legal demais, Riva!

    Seus passos de sucesso me servem de grande inspiração!

    Abraço, Charles de Las Casas T. Simão

    ResponderExcluir