domingo, 25 de julho de 2010

Fim do primeiro dia... cansado...

Após o jantar de abertura, chega ao fim o primeiro dia do GCPCL. A aula introdutória foi conduzida pelo Prof. Paul Marshall da HBS:

http://drfd.hbs.edu/fit/public/facultyInfo.do?facInfo=bio&facEmId=pmarshall

O caso utilizado por ele para um test-drive na metodologia de casos de Harvard foi "Fall Before Rising: The Story of Jai Jaikumar". Muito me impressionaram a arquitetuera de aprendizagem da HBS e os layouts dos vários ambientes, conforme as fotos abaixo:

  1. Quarto individual - a preparação acontece aqui, no seu quarto, leitura/reflexão individual:


2.  "Living Groups"- o meu grupo é o 4-4 e somos todos vizinhos de quarto. Após a leitura individual, o próximo trabalho é a discussão com o meu grupo nesse espaço coletivo no andar do meu apartamento. O meu denominado "Baker Living Group 4"  é formado por colegas da República Popular da China, Japão, India, Taiwan (Republic of China), Cingapura, França e Bulgária (aliás, impressionante a "invasão" de chineses e indianos na HBS...):



3. Sala de aula: ainda não tirei fotos com a minha máquina, mas adianto que é a sala de aula (arquitetura/layout/tecnologia) mais extraordinária que já frequentei...

4. Tour pela HBS: fizemos um rápido passeio pelo Campus, com destaque para a belíssima Baker Library:














No jantar de abertura, com a colega FDC ÂngelaFleury e outros colegas:



Antes do tour, a bibliotecária da HBS fez sua exposição sobre os recursos e ativos informacionais da HBR. Como era de se esperar, um estrutura excelente. Acho que eu teria ficado mais impressionado caso não tivesse conhecido e frequentado a Robarts Library da Universidade de Toronto no Canadá durante o meu pós-doutorado:

http://robarts.library.utoronto.ca/about-us

Estou exausto, espero conseguir retomar amanhã.

Um abraço a todos, Riva.

2 comentários:

  1. Fantástico Riva!

    Parece até um adolescente na Disney!

    Obrigado por compartilhar a experiência conosco!

    Aguardo o próximo post!
    abs
    Binder

    ResponderExcluir
  2. Riva,

    Muito legal os textos e fotos! Apos a leitura dos posts, o unico pensamento que tenho esta associado a necessidade pela mudanca na forma como preparamos as nossas escolas, aulas e alunos...

    Genial a ideia do blog!

    Continue nos atualizando.

    Um abraco,

    Hugo

    ResponderExcluir