segunda-feira, 19 de julho de 2010

"Getting the Most From Your HBS (Harvard Business School) Experience" - Parte I

Pessoal,

o "Getting the Most From Your HBS (Harvard Business School) Experience" é um documento multimídia (web, papel, vídeo) cujo propósito é ajudar o participante a tirar o máximo proveito de sua experiência educacional na HBS.

No site dos participantes da HBS, temos acesso a vídeos das aulas que por lá aconteceram, álém de depoimentos muito interessantes de ex-participantes.

O documento apresenta a seguinte estrutura:

  1. Introdução
  2. Preparação dos casos
  3. "Tirando o máximo"de seu grupo de discussões
  4. A Experiência da Sala de Aula






É importante entender aqui, que a metodologia de casos de Havard possui um sequência tripartite: preparação individual de cada caso -> discussão de cada caso no seu grupo ( o seu 'living group') -> sala de aula de Harvard para análise, debate e conclusões mediadas pelo professor.


Eis os detalhes de cada um dos elementos da estrutura:

  1. Introdução:
    • O método de casos: "a metodologia de casos convida à uma discussão de situações reais que executivos vem enfrentando. A medida em que você lê esses casos, você se colocará na pele desses gerentes ('you will put yourself in the shoes of the managers'), analisará a situação, decidirá o que você faria, e irá para a sala de aula preparado para apresentar e sustentar as suas conclusões".  Já no início do documento, a HBS enfatiza 'over and over again' que a leitura prévia é condição sine qua non para entrar na sala de aula. Curioso que eu sempre coloquei essa imposição aos meus alunos de mestrado. Eu dizia a eles: 'caso não leiam os textos da aula, aconselho-os a não comparecer, visto que vocês terão pouco a contribuir'. A maioria dos alunos aceitava bem, uma minoria continuava na agenda xororô...
    • Como os casos te ajudam a aprender: "os casos ajudarão você a afiar as suas habilidades analíticas, visto que você deve produzir evidências quali-quantitativas para amparar as suas recomendações. Nas discussões dos casos, os instrutores desafiarão você e seus colegas a defender seus argumentos e análises. Estudos de casos possibilitam a cosntrução de conhecimento em várias matérias de gestão visto que você lidará -de forma seletiva e intensiva- com problemas de cada campo/matéria. Talvez, o benefício mais importante da utilização de casos é que ele ajudam os gestores a aprender como determinar o problema real e fazer as perguntas certas .'Asking good questions is a critical skill'."  O que me chama a atenção aqui é uma prática que utilizo há algum tempo - e aprendi a aperfeiçoar com o Prof. Chun Wei Choo durante o meu pós-doc no Canadá - para desafiar os meus alunos com perguntas (onde não há certo ou errado, a verdade se constrói no debate!) : "Qual o problema enfrentando? Qual a grande questão colocada? Por que? Como? Com quais propósito e consequências? Quais resultados eram almejados e quais foram alcançados? " Também aprrendi a responder "I don't know"... Isso me lembra muito o Método Socrático, algo que sempre me fascinou. Vou citar aqui um verbete da Wikipédia para ajudar o leitor: 'utilizando um discurso caracterizado pela maiêutica - levar ou induzir uma pessoa, por ela própria, ou seja, por seu próprio raciocínio, ao conhecimento ou à solução de sua dúvid - ) e pela ironia - levar o seu interlocutor a entrar em contradição, tentando depois levá-lo a chegar à conclusão de que o seu conhecimento é limitado''.  (BTW, esta definição precisa ser  'wikipedificada'...)
  2. Preparação dos Casos:
    • Como preparar um caso: "o uso do método de casos de Harvard começa com você, trabalhando individualmente, cuidadosamente lendo e pensando sobre cada caso. Tipicamente um tempo -em torno de duas horas de preapração para cada caso- é planejado/reservado na agenda."
    • Preparando um caso passo a passo:
      • "leia as questões de discussões/tarefas propostas pelo professor"
      • "leia os primeiros parágrafos e depois 'passe os olhos' pelo caso".  Aqui o material utiliza a expressão 'read the first few paragraphs, then skim the case'. 'SKIM', literalmente, significa 'passar os olhos', 'olhar rapidamente' (sinônimo de GLANCE). "Em linhas gerais, sobre o que é o caso e que tipo de informações me estão sendo dadas para analisar?"
      • "em seguida, leia o caso cuidadosamente, sublinhando o texto e escrevendo suas notas de texto ao longo da caminhada"
      • "anote os problemas-chave ou questões em um bloco de anotações. Leia o caso novamente"
      • "classifique/ordene/examine considerações relevantes para cada área de problema"
      • "faça as análises quantitativas e qualitativas necessárias"
      • "desenvolva um arranjo de recomendações, amparadas por suas análises nos dados do caso"
    • Preparando o caso: "realizada a sua prepração individual, é hora de perceber os benefícios de uma discussão em grupo"  Aqui cabe mencionar novamente que a fase subsequente à preparação individual é a discussão no grupo. Isso explica a nossa divisão e acomodação nos chamados "living groups" que abordei no post anterior. O meu apartamento em Harvard é conectado ao meu "living group", que é o meu grupo de discussão. Somente após a discussão do living group é que estarei preparado a entrar na sala de aula de Harvard. Muito interessante!  "as discussões dos 'living groups' não possuem o propósito de criar consenso. Ao invés disso, elas são desenhadas para auxiliar a refinar, ajustar e ampliar seu pensamento".
Bom, that's all, folks!

No próximo post - "Getting the Most from Your HBS Experience Parte II" -  discutirei as partes 3 e 4:
(3) "Tirando o máximo"de seu grupo de discussões" e (4) "A Experiência da Sala de Aula".

Comentem! Coloquem suas opiniões e experiências!

Um abraço,

Riva

 

3 comentários:

  1. BTW, acabo de ler o primeiro caso designado como pré-atividade: "A Fall Before Rising: The Story of Jai Jaikumar". O caso data de março de 2000 e é dedicado à memória de Ramchandran Jaikumar, 'the Daewoo Professor of Business Administration of Harvard Business School'. Não poderei entrar em mais detalhes em virtude dos direitos autorais/copyright da HBS.

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  2. Riva, parabéns pela iniciativa, mostrando que, em casa de ferreiro, espeto tem que ser de ferro! :)

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  3. Oi Riva, ótimo esse compartilhamento. Fico aguardando para saber mais como foi o trabalho no grupo de discussões e a experiência da sala de aula - você como aluno e como professor. Abraços uma ótima viagem.

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