segunda-feira, 26 de julho de 2010

Schedule for Monday, July 26th, 2010

A programação em Harvard começa cedo!  Acordei às 6 da manhã, visto que o café da manhã está programado para as 7:00 hs. Dormi pouco, acabei me excedendo (e esquecendo da vida) na preparação na noite anteiror e fui me deitar às 2:30...  Contudo, bastante animado e muito alegre com mais essa oportunidade que a FDC me ofereceu (a HBS recebe dos nossos Deans a nossa indicação/recomendação ao programa):



Hoje foi  o primeiro dia completo de programa: realizei a minha preparação individual na noite anterior, reuni-me com meu 'living group' (discussion group) às 8 da manhã e me dirigi para a sala de aula às 9 horas. Embora o dia tenha sido muito instigante, a parte mais interessante foi o 'discussion group' antes da entrada em sala de aula.  Fui eleito pelos colegas o "chairman of the board" e iniciamos uma animada discussão sobre três casos bastante diferentes (ethics and corporative governance, leader[ship] development, executive/business education). Como mencionei no post anterior, tenho colegas da Bulgária (professor na França), Alemanha (professor na China), Japão, Cingapura, dentre outros. Aliás, impressionante o número de professores importados pela China e Cingapura... Não conseguimos terminar toda a discussão no tempo estipulado, mas saímos satisfeitos por ter enxergado os problemas sobre perspectivas completamente diferentes. Lembrem-se que o  objetivo não é chegar ao consenso, mas iluminar o debate e aumentar o repertório. A sequência preparação individual + discussion group é bastante útil para compreender dois aspectos imporantes: a redução da incerteza (em pontos de concordância com os colegas) e o gerenciamento da ambiguidade (as interpretações divergentes). Eu sempre estimulo isso nas minha aulas na FDC: muitas vezes não concordaremos e não haverá respostas, apenas novos e bons questionamentos:

"the most common source of mistakes in management decisions is the emphasis on finding the right answer rather than the right question" (Peter Ferdinand Drucker)

Ha,ha,ha! Não, para aqueles que me conhecem bem, fiquem tranquilos: não me converti, não fui evangelizado, nunca acreditei nos "business gurus" e não comprei o livro "The Daily Drucker"  http://www.amazon.com/Daily-Drucker-Insight-Motivation-Getting/dp/0060742445   Apenas acho a citação pertinente num mundo  'fast food' de respostas rápidas no google, wikis, mídias sociais, etc)

A primeira aula do dia foi com o Rohit Deshpande: http://drfd.hbs.edu/fit/public/facultyInfo.do?facInfo=ovr&facId=6447 Na foto, é o indiano de cabelo grisalho ao centro, segurando algumas folhas de papel (observem também a arquitetura/layout da sala de aula!):



Chamou-me a atenção, uma vez mais, o acervo tecnológico da sala de aula:  sempre muito bem utilizado pelos professores! Observe na foto abaixo que os "quadros-negros" sobem e descem mecanicamente (é, amigos, a HBS utiliza a velha tecnologia do  "giz e cuspe"), o datashow é de altísssima resolução, há múltiplos softwares para edições multimídias (extratos de vídeos, web pages, office, etc)  e até uma versão moderna do velho retroprojetor:  uma câmera de alta resolução onde vc reproduz na tela as suas notas de aula, livros, textos, fotos, etc.




Eis a visãö do professor da sala de aula (eles denominam esse espaço do professor na sala de 'The PIT' ):


Obervem tb a câmera no fundo da sala (há outras duas nas laterais da sala) e a  "curvatura da sala" (o meu assento é na 2a. fileira de baixo para cima):







Rohit abordou o seu tema, demonstrando o quão transversalmente o caso aborda tópicos distintos: ética, governaça, liderança, crisis management, cultura, confiança, valores, etc (era o caso do James Burke com o tylenol). No GCPCL, o professor não apenas ministra a sua aula, mas também e principalmente nos instiga a refletir sobre a metodologia que ele utiliza.  Nas suas conclusões sobre a metodologia, Rohit nos apresentou um sequência interessante, que me lembrou a proposta de "experiential learning" do Kolb:

- Level one: knowing
- Level two: doing(skills)
-Level three: being(attitudes, believe, mind setting, world view)

Para ele, nós - professores -  transitamos muito bem no primeiro nível, mas temos sérias dificuldades em acessar os outros dois níveis. Em suas próprias palavras: "participant-centered learning is deep learning, is about setting the goals. It's focus on learning, not on teaching; it's about discovering, not covering; finally, it's about engaging people". Prova disso é que cada sessão presencial em sala de aula não dura mais que 1:30 minutos...


Após um pequeno intervalo, Scott Snook abordou o tema da liderança. Na foto abaixo, é o professor do canto direito, ao computador - http://drfd.hbs.edu/fit/public/facultyInfo.do?facInfo=bio&facEmId=ssnook 




Eu tenho verdadeiro "pavor" da discussão messiânica de liderança e sei bem os estragos que a literatura de auto-ajuda de liderança tem causado às organizações ao empurrar a gestão ladeira abaixo. Contudo, Scott abordou o tema de forma leve (embora bastante superficial), abusou do seu "showmanship" e deu o seu recado de forma simples (sem ser simplista ou simplório). Acredito que ele poderia ter explorado melhor as questões metodológicas ( e quase não fez isso) e discutido um pouco mais acerca de sua longa experiência com o tema. Em alguns momentos ele exagerou na dose de hipnose/sedução, com a conivência quase absoluta da maioria silenciosa. Para falar a verdade, eu gostaria de ter ouvido um pouco sobre o "theoretical background" que alimenta a velha tríade que ele propõe:  person (self awareness)- style (self regulation)- situation (situational awareness). Para ele, o elo é: "style and self regulation, a life-long journey".  Scott abusou dos vídeos em sala e se esqueceu - em vários momentos -  de que falava para seus pares de várias partes de mundo. Abusando da  horrorosa máxima do Galvão Bueno: "não há ninguém mais bobo no mundo do futebol"... muito menos nas universidades e escolas de negócios do mundo inteiro...


Para finalizar o dia, uma vez mais, Paul Marshall provocou a grupo a refletir: "How do people learn?". Entre idas e vindas, abordamos os dilemas de executive education x full mbas, doctoral programs ,etc. Dessa vez, sua "maiêutica socrática" não foi tão bem sucedida... Ele terminou com a recomendação aos professores: "don't study your teaching notes, but your class cards!"  Era uma clara referência à necessidade de conhecer em profundidade os alunos/participantes antes de adentramos a sala de aula: "this creates a good learning environment, students feel they're part of it."

 O dia de hoje me fez refletir acerca da qualidade internacional da FDC. Não se trata de um postura arrogante ou de nos assentarmos sobre as conquistas, mas o quanto trabalhamos duro para sermos melhores, acelerando a nossa potência de aprendizado e trabalhando junto com os nossos clientes. Nosso capital humano e estrutural é comparável e continuaremos a perseguir nossa missão. É isso aí...


Entre 15 e 18 horas tivemos o nosso tempo de aprendizado individual preservado e fomos nos preparar para o dia de amanhã. Terminei mais cedo (li os casos de hoje ainda no Brasil) e fui dar uma volta pelo Campus da HBS.  Pude perceber realmente o quanto é importante para os full time students residirem no campus. Há alojamentos individuais e apartamentos para os casados e seus filhos. A casa do DEAN está sendo reformada, visto que o novo Dean Nitin Nohria passará a residir no campus com a sua família. Parece que há muitas décadas um dean não residia no campus da HBS. Utilizo um paper extraordinário do Nohria com os alunos de MBA da FDC, " Note on Organization Structure": http://people.ischool.berkeley.edu/~hansen/Note%20on%20org%20structure.pdf

Até o próximo post!

Riva

Um comentário:

  1. Rivadávia, você está muito chique. Estou acompanhando o seu blog, por sinal, muito bom, completo. Eu sou fã de blogs. Abraços e bons estudos, Érika Bahia

    ResponderExcluir