quinta-feira, 22 de julho de 2010

Preparation...

A preparação prévia para o GCPCL é intensa... e interessante! O volume de leitura não me assusta, pois foi assim durante toda a minha formação. O que tem instigado a minha curiosidade são as metodologias da HBS para construir os estudos de caso. Nas notas de rodapé da primeira página de cada caso há sempre um "Copyright XXXX President and Fellows of Harvard College".  É assim nas escolas de ponta do mundo inteiro, a criação de conhecimento é agenda estratégica!

Nas diretrizes do programa há uma estimativa de duas horas como o tempo ótimo para a preparação individual de um caso. A minha média, para uma leitura bastante meticulosa - a partir da metodologia deles que descrevi em posts anteriores -  gira em torno de 1:30 a 1:45hs. Curioso que a média se mantém em cases curtos (6 páginas) e longos (20 páginas).

Continuo bastante entusiasmado com a arquitetura informacional do portal dos participantes dos programas da HBS. Trata-se de uma plataforma multimídia (há textos, links, referências, vídeos, slides de powerpoint, etc.) extremamente "user friendly" e interativa (bastam no máximo 3 cliques de mouse para se chegar à informação desejada). Trata-se de um benchmark,really one of a kind!

Outro aspecto interessante é a comunicação com os coordenadores executivos do programa. Já enviei três emails com perguntas/problemas e as respostas nunca demoraram mais do que duas horas. Sempre cordiais, disponíveis e orientados aos participantes. Eu percebo nossos coordenadores da FDC com a mesma disposição.

Tenho passado horas pesquisando sobre o conceito e a estrutura do programa em fontes múltiplas pela web. O programa apresenta um conceito transversal, na abertura são apresentados os objetivos centrais e a estrutura é amparado por tópicos, como, e.g., "leadership style", "how people learn", "strategy", "leading change", "marketing", "teaching quantitative methods", "case writing", etc... Desnecessário lembrar que cada tópico é ancorado em um estudo de caso especialmente construído para tal fim.

Já li quatro casos bastante interessantes, dois dos quais em já conhecia:

1) "A fall before rising: the story of Jai Jaikumar" - (os meus marcadores aqui são business ethics, decision making,  social and public responsibility. Veremos o que aparecerá nas discussões do próximo domingo...)
2) "James Burke: a career in american business" - ( o velho caso do cianureto no tylenol na década de 1980 - aposto nos marcadores de "company credo", business ethics, decision making, crisis management, communication, re-introdução da marca, crenças e valores, tolerance to honest mistakes and so on...)
3) "How Children Fail" - ( a velha e boa discussão do ensino-aprendizado, do "espaço" vivo
 da sala de aula, interação, criatividade e libertação...)
4) "Coach Knight: The Will to Win" - ( típico caso que discute estilos de liderança.  O próximo caso é de outro coach, provavelmente com um estilo antagônico ao Coach Knight)...  O caso é sobre o técnico de basquete da NCAA Bobby Knight, um dos maiores vencedores do esporte de todos os tempos. O temperamento enfurecido e seu estilo de liderança de confronto aberto causam polêmica até hoje. Quando fiz meu intercâmbio nos EUA na década de 80, lembro-me de várias reportagens e explosões de fúria de Bobby Knight, como este vídeo aqui demonstra:



Nunca me esquceci de um discurso antológico do Bob Knight que li na "Sports Illustrated"  em uma banca de revistas do aeroporto de Salt Lake City ( também contemplado no caso!):


  • "when my time on earth is gone,

  •  and my activities are past,

  • i want that they should bury me upside down,

  • so my critics can kiss my ass"

  • (Bobby Knight addressing crowd during Senior Day ceremonies at IU in 1994)


Para encerrar, fiz contato hoje com a Professora Dorothy Leonard-Barton a pedido do Salibi da HSM (agora somente Dorothy Leonard). Eu a consultei para o meu pós-doc no ano de 2008 e mantivemos uma conversa consistente até que fomos pegos de surpresa com a prematura aposentadoria dela na Harvard Business School. A Professora Leonard foi sempre uma referência acadêmica por seus trabalhos no campo da inovação (com quem primeiramente aprendi os conceitos de exploration/exploitation) e conhecimento organizacional.  É bem possível que a tenhámos na Expomanagement HSM 2011 em São Paulo. Eis o link para o currículo e publicações da Profa. Leonard ( em especial, gosto dos livros "Wellsprings of Knowledge..."  e "Deep Smarts.. "):


Bom, é 1:10 da manhã e já não me aguento mais em pé...

Viajo nesta sexta para Boston e o próximo post será de lá!

Abraços,

Riva


2 comentários:

  1. Riva, boa viagem para você e Angela e aproveitem o programa!
    Abraços,
    André
    PS: o discurso do Knight foi sensacional!!! rss

    ResponderExcluir