quarta-feira, 28 de julho de 2010

A rotina do programa...

Um dia típico do programa começa com a minha preparação individual - o meu quarto é no Baker Hall, 3 andar, grupo 4, apto 4:



Os meus vizinhos de quarto são todos componentes do meu gupo: Baker Hall, 3o. andar, grupo 4 - somos denominados "living group 4".  Após a preparação individual, nos encontramos para discutir os casos todos os dias às 8 horas da manhã:




Eis os componentes do meu grupo - BAKER LIVIG GROUP 4 (A):


  1. ALVARENGA NETO, Rivadávia (Riva) * Group Leader - Nova Lima, Brazil

  2. CUI, Nanfang - Wuhan, China

  3. LOECHL, Horst - Shangai, China

  4. NEGORO, Tatsuyuki (Tatsu) - Tokyo, Japan

  5. RIZVI, Mohammad (Asraf)

  6. SENG, Jia-Lang (Jia) -India

  7. SETHI, Vijay -Singapore

  8. SGOUREV, Stoyan - França
Basta passar os olhos pelos nomes para perceber que vários colegas foram expatriados...
Terminamos a nossa discussão e assignments às 8:50 e temos 10 minutos para nos deslocarmos até a sala de aula. Os professores começam pontualmente às 9hs e as sessões tem duração de 1h 20min. São 3 sessões por dia, uma média de 4 casos/dia. Os cases tem no máximo 25 páginas, sendo 15 texto e 10 exhibits (tabelas, gráficos, quadros, figuras, etc):




Na parte da tarde, temos 1 hora de almoço no Kresge Boardroom (onde exploramos a oportunidade multicultural almoçando com colegas do mundo inteiro) e voltamos para uma última sessão. Depois, entre 14:45 e 18 hs temos tempo livre para preparação: 4 casos mais atividades. Essas atividades tem formatos múltiplos: papel, planilha, EAD e intranet, conforme a tela abaixo da intranet da HBS:


Até o próximo post!

Riva

6 comentários:

  1. Meu bem,
    Para quem te conhece tanto como eu, é até dispensável falar aqui da sua seriedade, competência e principalmente da sua generosidade em compartilhar uma experiência tão instigante e interessante como esta... mas eu não resisti e resolvi registrar. Tenho muito orgulho de você!!
    Beijo grande com saudades...
    Carem e Tutu

    ResponderExcluir
  2. Olá Professor!
    É um privilégio poder acompanhar suas experiências acadêmicas pelo mundo, através de um Blog sempre escrito com muito esmero.
    Foi assim em seu Pós-Doc no Canadá, e está sendo ainda mais instigante nesta sua experiência em Harvard.
    É inspirador!
    Mas, antes disso, é uma Lição!
    Grande abraço and... Keep Walking, man!
    André.

    ResponderExcluir
  3. Rivadavia, que prazer em lhe reencontrar nas redes sociais. Estive ai o ano passado dando uma serie de palestras, inclusive no MIT, aproveite ao maximo, e uma grande defesa da GC e do IC....rsrsr abs e muito sucesso, bom isso nao tenho duvida!!! Fabio Ribeiro - Diretor de Marketing e RI da UNIMONTE / ANIMA Santos - SP - BRASIL

    ResponderExcluir
  4. Prof. Isto é puro conhecimento, para que tem o sonho de um dia conhecer Harvard, voçê foi o primeiro prof. a dar esta aula, o artigo do Nhoria e interessante, vou ficar atento no blog para mais novidades. Parabéns a voçê e a FDC. Vanio Moraes Correa - SC Brasil

    ResponderExcluir
  5. Riva,
    Espetacular cobertura da sua experiência. Estou sentindo como se conhecesse Harvard!
    Se você se cansar de dar aulas pode procurar um emprego como repórter! rss
    Abraços,
    André

    ResponderExcluir
  6. Riva,

    Mais uma vez V. inova e brinda os amigos com este ¨Delivery¨de conhecimento. Só falta V. aceitar encomendas na próxima.
    Gostei de tudo, em particular quando V. invoca Sócrates. Aqui na empresa nós o chamamos as vezes e depois do 4o. ¨Porque?¨ os problemas acabam ou começam direito. Abraço amigo.

    Wilson Leal

    ResponderExcluir