quarta-feira, 25 de agosto de 2010

Em trânsito para Toronto, no aeroporto da Philadelphia,PA! Here comes the sun!

Já dizia o famoso filósofo "Jagger":  "you can't always get what you want".... Tentei sair de Boston rumo a Toronto na noite de ontem, mas a chuva não deu trégua...  Consegui sair hoje no vôo das 6:30 - nem dormi -  via Philadelphia e escrevo aqui graças a uma conexão wifi free da AT&T.

A entrevista com o Professor Michalel Porter ontem foi sensacional. No camarim, ele se apresentou muito fechado e de pouca conversa. Bastaram alguns minutos para que eu conseguisse quebrar o gelo e tranquilizá-lo quanto ao desenrolar do processo. A equipe da HSM no Brasil/EUA demonstrou toda sua experiência e expertise para fazer as coisas funcionarem. A operação tem a sua compelxidade e um plano de contingência é sempre preparado por eles. Meus colegas da FDC também me apoiaram intensamente na parte técnica/conteúdo.. É isso aí, Team Work! Deu tudo certo!




O interessante foi ter que dar conta de tudo ao mesmo tempo agora: ponto invisível no ouvido com informações dos bastidores de SP e Boston, cronômetro disparado, foco na câmera superior, monitor para acompanhamento na lateral, script... O papel de âncora jornalístico e especialista em conteúdo não é fácil... Foi um super aprendizado!

 A ficha demora um pouco a cair e só fui me sentir à vontade depois de decorridos 15 minutos: afinal, não é todo dia que você conversa face-to-face com um dos maiores pensadores de estratégia do mundo. Porter começou o papo de forma bem humorada e foi muito simpático com a platéia brasileira. Antes de iniciarmos, perguntei  como ele gostaria que eu me dirigisse a ele, se Professor Porter ou Dr. Porter. Ele me respondeu: "call me Mike". Ele já iniciou a sua fala me chamando de "Reeva" e agradecendo a oportunidade de poder novamente conversar com o Brasil.

Daí por diante, Porter demonstrou todo seu vigor intelectual e paixão pelo tema: engajado, articulado e conhecedor de temas brasileiros, "passou" por um sem fim de temas: C.K. Prahalad, base da pirâmide, sustentabilidade, responsabilidade social, necessidades de reformas no Brasil, inovação, custos de produção e, embora reconhecendo o otimismo brasileiro em relação ao crescimento de nossa economia, recomendou cautela. O papo foi rolando e o frio na barriga veio quando o cronômetro ainda marcava 50 minutos -  de uma sessão de 1:30hs -  e já me encaminhava para o set fnal de perguntas. Durante a minha preparação, eu tinha algumas perguntas na manga e fui também anotando pontos da fala do Porter nos quais porderíamos nos aprofundar...

Assim foi até que recebi o sinal de "5 minutos" para o encerramento. O Salibi da HSM me disse que teremos uma reportagem na HSM sobre a sessão, razão da minha parcimônia neste relato.  Após o encerramento do link com o Brasil, pedi ao Professor Porter que assinasse a minha cópia de seu livro "Estratégia Competitiva":


Tiramos algumas fotos para a revista e ele foi muito gentil nos agradecimentos. Disse que gostou muito da sessão, da minha condução e da nossa boa interação. Despediu-se dizendo que gostaria de me reencontrar caso repetíssemos a sessão em eventos futuros. Enfim, uma super experiência e mais aprendizados na bagagem! Até o próximo post, meu avião já vai decolar.... Riva


Adicionar legenda

2 comentários: