:)
Acabo de receber mais algumas fotos do GCPCL 2010 na HBS de colegas do Japão, India e Cingapura:
A continuação em 2011 em Shanghai promete ser interessante....
Retorno neste sábado para a Harvard Business School a convite da FDC e da HSM para entrevistar o Prof. Michael Porter para o Fórum HSM Estratégia 2010. A entrevista será transmitida ao vivo por videoconferência para o evento em São Paulo:
A minha entrevista com Michael Porter é uma sessão temática denominada "Respostas Essenciais ao Empresariado Brasileiro". Postarei algumas perguntas ao final deste post. Falei também com outros presidentes e CEOs brasileiros - como Pedro Suarez da Dow Latin America e Pedro Arraes da Embrapa - e incluirei as perguntas deles na minha pauta. De Boston, sigo para Toronto onde retomarei as reuniões de trabalho/pesquisa com o Professor Chun Wei Choo da FIS/University of Toronto.
Postarei mais ao longo dos trabahos com o Porter (e, é claro, levarei a minha cópia do "Estratégia Competitiva" para ser autografado!).
No dia 23, fui convidado para almoçar com Ann Cullen da HBS em virtude do interesse dela acerca de meu paper escrito em conjunto com o CHOO e recém publicado no prestigiado JKM da Emerald:
Até,
Riva
Michael Porter responde a perguntas e comenta pensamentos dos principais líderes empresariais do Brasil.
Veja a seguir algumas das perguntas às quais Michael Porter responderá.
Jorge Paulo Lemann – Acionista e membro do conselho da AB InBev
“É possível para uma empresa com um market cap de mais de US$ 200 bilhões e com mais de 150 mil funcionários ser tão eficiente quanto uma com a metade desse tamanho? Se sim, quais seriam as características essenciais para manter a competitividade da empresa maior?”
Luiz Alexandre Garcia – Presidente-executivo – CEO do Grupo Algar
“Como devemos lidar com as incertezas da reação dos consumidores em relação a produtos inovadores, breakthroughs tecnológicos? Como minimizar esse risco?”
Ozires Silva – Idealizador e fundador da Embraer
“A última crise financeira acarretou uma cultura pró-socialismo que acredita que os governos são competentes para ‘consertar’ a economia mundial. O que pode ser feito para criar uma linha de pensamento de oposição, ou seja, uma cultura pró-socialismo que valorize o empreendedorismo privado?”
José Carlos Teixeira Moreira – Presidente da JCTM e autor de Usina de Valor e Foco do Cliente
“Na crise atual, o Brasil tornou-se uma espécie de porto preferido para o mundo desenvolvido. A que, portanto, os empresários brasileiros devem agora dedicar maior empenho: Inovação? Talentos humanos? Custos de produção? Clientes leais?”
Edson Bueno – Fundador e presidente do Grupo Amil
“Diante deste cenário de incerteza e de mudanças, quais são suas sugestões aos empresários brasileiros para competir globalmente?”
Pedro Melo – Presidente da KPMG
“O continente africano será um polo de desenvolvimento e oportunidades? Se sim, em que horizonte de tempo isso acontecerá e quem serão os grandes players nesse processo? Os países maduros, como EUA e europeus, ou os países com forte desenvolvimento, como Brasil, China, Índia e Rússia?”
Marcos Braga – Presidente da HSM do Brasil
“Responsabilidade social, instantaneidade da informação e redes sociais: quais dessas novas realidades mais afetam a estratégia das empresas e como?”
Clovis Tramontina – Presidente da Tramontina
“Como indústrias líderes e presentes em todo o varejo podem fazer a travessia para o modelo misto, explorando também o e-commerce, sem abalar as relações já estabelecidas com o trade?”
Nenhum comentário:
Postar um comentário