quarta-feira, 4 de agosto de 2010

Schedule for Tuesday, August 3, 2010

O dia mais interessante do programa com o tópico "Course Develelopment Strategy", conduzido pelo experiente Paul Marshall.  Ao contrário da sessão anterior - desperdício da inteligência coletiva, o dia foi dedicado ao desenho de uma disciplina na ótica HBS de "Participant Centered-Learning".  Após o briefing inicial, aconteceu o "functional group breakouts" . Fui convidado para a track "General Management" e o tópico "Organization Design and Implementation". Marshall - com base nas informações do meu currículo - me fez uma provoção aberta para "tornar algo abstrato em alguma coisa pragmática e que fizesse sentido para executivos no mundo real". No meu grupo, um colega chinês, um japonês e um colombiano. Curioso observar a inexperiência dos colegas (e dos outros grupos no track) em temas um pouco mais abstratos que envolvem conceitos oriúndos de teoria/sociologia das organizações, epistemologia organizacional e - sob uma perspectiva mais pragmática - escola de design e implementação. Alguns colegas continuam associando "participant-centered learning" unicamente ao método de casos da HBS. Ora, participant-centered learning inclui casos, agendas de aprendizado, seminários de grupos, simulações, jogos e mais um miríade de possibilidades. É nessas horas que a FDC é show de bola: nosso arcabouço metodológico e amplo e diversificado, percebido como um diferencial por nossos clientes. Como a discussão não fluía e o Professor Marshall fazia o seu papel de pressão e crítica, acabei assumindo o papel de organizador de idéias e sugestões. No velho método do "cuspe e giz" , fui para o quadro-negro (putz, há quantos anos não usava isso) e esboçei alguns elementos (alguém aí reconhece essa "letrinha" no quadro :):




As fotos me foram enviadas pelo colega abaixo:

Jin Feng Uen, Professor in HR & OT, National Sun Yet-sen University

http://cm.nsysu.edu.tw/~uen/index.htm
'溫金豐教授'

Eis a foto do meu grupo:



Após o rascunho no quadro, fui sabatinado e convocado a explicar o "rationale". E , "fui fondo, fui fondo", na expectativa de aprender com os colegas a visão no contexto/perspectiva deles. Recebi muito pouco, mas pude perceber que - embora a disciplina seja obrigatória nas escolas deles - eles nunca pensaram a esse respeito na ótica que desenvolvemos na FDC.

Essa atividade foi programada para durar o dia todo e obtivemos ajuda do pessoal da biblioteca e da HBP (Harvard Business Publishing). Não tenham a menor dúvida também de que o pessoal da HBP estava lá com objetivos comerciais!!! É, money talks, b%^&^^% walks!  Ao final do post, explorarei os ativos/recursos informacionais apresentados. Como estou cadastrado, "baixei" mais de 40 artigos e cases da HBS.

Na hora do almoço, tivemos que decidir sobre a apresentação do trabalho. Os colegas da China, Japão e Equador deram um passo atrás, alegando a dificuldade de apresentar - para uma platéia crítica - o trabalho, na língua inglesa e com os pushbacks do Marshall. Jin Feng Uen argumentou que outro fato importante era o domínio técnico. Para terminarmoss a tarefa, ele deixou seu laptop comigo e foi almoçar. Fiquei encarregado de preparar a apresentação. Depois de 5 minutos, abri o laptop e percebi um pequeno problema: teclado e etc em mandarim!  Como não haveria tempo hábil para encontrá-lo, recorri à velha folha de papel e a "document machine" na sala de aula para a apresentação:



Vejam o Prof. Marshall no canto esquerdo da imagem acima. Eis a nossa apresentação, com tempo reservado para críticas ao final ( o colega chinês estava tão preocupado - ou não entenderia a minha letra ou eu não receberia uma cópia  - que FOTOGRAFOU!):





Marshall foi duro na queda e argumentou acerca da impossibilidade da utilização de "simulações" na perspectiva apresentada. Questionou também o porque da perspectiva epistemológica apresentada e a lógica por trás dos "pastures" apresentados. Ao final, nos cumprimentou pela lógica apresentada - e pela defesa oral -  e por termos tornado o tema "Harvard Way" (o que não era meu objetivo...). O pessoal da Baker Library nos deu suporte e encontramos mais de 30 casos sobre Design e Implementação na base de casos da HBS.

Terminamos o dia com um debriefing  e os colegas foram gentis nos emails:

Dear Colleagues,

Thanks for your discussions on 3rd August. Welcome to contact me freely if you have chances coming to Taiwan. Jin Feng Uen, Professor in HR & OT, National Sun Yet-sen University

Thanks a lot! Please let me know if you guys have a chance to come to Japan! Hideaki Imamura

Bom, preciso ir. A cerimônia e jantar de encerramento começam em 15 minutos. No próximo post, escreverei sobre o MBA da HBS e os "Course Building Tools"  apresentados pelo pessoal da Baker Library e Harvard Business Publishing.

Até!

Riva

Nenhum comentário:

Postar um comentário